Pequenas Acções, Grandes Mudanças: O Que ...

Pequenas Acções, Grandes Mudanças: O Que Aprendi em Atomic Habits

Sep 01, 2024

Dentre alguns objectivos que tracei para 2024, voltar a ler foi um deles. 

Eu sempre fui muito dependente e apegada aos livros. Não havia época em que não estivesse a ler, pelo menos, um livro. Entretanto, houve uma época em que a minha mente adoeceu e por este, ou por, talvez, outros motivos que não consigo hoje identificar, perdi o hábito de ler livros. Lia outras coisas como textos simples, artigos, coisas do dia a dia. Nenhum livro. Distanciei-me. Tinha perdido o prazer de mergulhar nas páginas de um livro e viver uma vida inteira nelas, que durava até última página do livro que estivesse a ler. Eram vidas intensas.

Sempre tive nos livros o meu refúgio, onde podia escapar ao mundo real.


Comecei o ano e já li um livro. Estou orgulhosa de mim. No momento, estou a ler dois: um livro, digamos, religioso, e outro que se encontra na classe dos livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal, nomeadamente o Alcorão e o Atomic Habits, escrito por James Clear. Ambos interessantes e cada um servindo o seu propósito.

O Atomic Habits encaixou-se perfeitamente a esta fase da minha vida, pois o livro foca na criação e na mudança de hábitos através de pequenos ajustes no dia a dia, que podem levar a melhorias significativas a longo prazo, o tenho feito isto nos últimos meses. 

Tenho procurado melhorar o meu lifestyle e a forma como encaro as minhas tarefas diárias, pois muitas vezes na vida cai na armadilha de fazer ou não fazer coisas com base na minha disposição e vontade. Tive o grande choque de aprender e perceber que adultos fazem o que deve ser feito e não o que lhes apetece, sem com isto pretender me transformar num robô, por favor !


Aprendo e tomo notas interessantes deste livro, e aplico muitas das coisas que venho aprendendo.

Um dos meus objetivos para este ano é criar consistência e ter comprometimento com a realização de actividades físicas. Defini que devia fazer musculação cinco vezes por semana e ter um dia de caminhada ao ar livre, aos finais de semana.

Comecei, o que vou aqui chamar por “jornada fitness” a 30 de Outubro de 2022, por razões de saúde física, mental e por estética, mas nao consegui manter o foco nos meus objetivos por cansaço, doença, preguiça, falta de vontade, procrastinação e por aí vai. Ao final das contas, o que eu queria alcançar tornava-se a cada dia mais distante de se concretizar e a culpada era eu própria, pois sempre apresentei desculpas a mim mesma para não fazer o que tinha que ser feito e, pior, o que não podia ser feito por ninguém, senão por mim. Foi aí que compreendi que iniciar um hábito pode ser difícil e doloroso mas que a repetição de uma acção faz o hábito e voltei a treinar, com a convicção de que somente eu poderia trazer as mudanças que almejava ver e que não poderia ter resultado diferente do sucesso se eu pudesse mais à obra.

Hoje em dia faço tal e qual defini no início do ano: treinar cinco vezes por semana e caminho a contemplar a visão do Oceano Índico que a Baía de Maputo nos proporciona sempre que posso, e na ausência dessas oportunidades, caminho arredores de casa e faço sempre caminhadas na esteira.

São muitas as lições importantes que venho retirando do Atomic Habits e que gostaria de partilhar com os meus leitores, mas vou deixar ficar aqui algumas delas para reflexão e nota.

Clear desenvolve no livro o “Processo de 4 Etapas para Criar Bons Hábitos” que se resume no seguinte:

  1. Sinal: que se traduz no gatilho que inicia o comportamento.

  2. Desejo: a motivação ou desejo por mudança de comportamento.

  3. Resposta: a acção ou novo hábito que se adopta.

  4. Recompensa: o benefício que se obtém da acção, o que reforça o hábito a ser criado.

Tomemos como exemplo da aplicação deste processo a minha vida fitness:

  1. Sinal

Na minha jornada de musculação, comecei por arrumar a minha pasta na noite anterior, comprar recipientes para água e roupas de ginásio que me deixassem animada para treinar. Essas pequenas acções serviam como um lembrete visual e emocional de que estava pronta para enfrentar o treino no dia seguinte.

  1. Desejo

O desejo de melhorar a minha saúde física, mental e a estética foi o que me motivou a treinar. Toda vez que pensava nos benefícios de estar em forma e no quanto isso impactava o meu bem-estar geral, sentia-me motivada a continuar. Até mesmo o investimento em roupas de ginásio que me deixassem bonitaa reforçava o meu desejo de cumprir essa rotina e fazer disto um estilo de vida.

  1. Resposta

A resposta foi tornar a ida ao ginásio parte da minha rotina semanal. Cinco dias dedicados à musculação e um dia a caminhar ao ar livre, quando possível. Quando não posso caminhar ao ar livre aos finais de semana, caminho na esteira ou faço academia outro exercício cardio. Este compromisso comigo mesma tornou-se uma resposta natural ao desejo de viver melhor.

  1. Recompensa

A recompensa veio de várias formas: a sensação de realização após cada treino, a melhoria na minha condição física e a paz mental ao saber que estou a cuidar de mim mesma. Cada pequeno progresso tornou-se um incentivo para continuar, consolidando o hábito e fazendo-o parte da minha vida.

No final das contas, o que aprendi com o Atomic Habits que é que a construção de hábitos não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Pequenas mudanças, repetidas ao longo do tempo, podem ter um impacto enorme na nossa vida. Desde a organização da minha pasta para o ginásio até o compromisso de treinar regularmente, percebi que cada escolha minha, cada repetição ajuda na formação de hábitos saudáveis. 


Sei que não sou a única acometida por dificuldades para manter hábitos saudáveis. Por isso, encorajo-lhe a começar por algo pequeno, algo que possa manter todos os dias. Com o tempo, verá as mudanças acontecerem, e o que antes parecia impossível tornar-se-á uma parte natural da sua vida. A chave é dar o primeiro passo e, claro, não desistir. Afinal, o progresso é a soma de pequenos hábitos diários.

 xOxO,

Jay 

🤍

📸 1: https://pin.it/3atJS8rRj

📸 2: https://pin.it/WZoZ9KPfG

¿Te gusta esta publicación?

Comprar Jessica Anselmo un café

Más de Jessica Anselmo