A possibilidade de viajar através dos li ...

A possibilidade de viajar através dos livros

Jul 06, 2023

No início do ano tive esta ideia de apontar todos os lugares "visitados" nas minhas leituras. Queria no final do ano ter uma lista de todos os lugares que "visitei". A oportunidade de viajar é rara (apesar de andar de autocarro ou comboio todos os dias) e os livros são esse meio de transporte extraordinário que me levam instantaneamente para qualquer lugar.

Assim, comecei a fazer uma modesta lista quando me lembrei que podia ter uma ferramenta melhor. O Google My maps,

Para o usar é preciso ter uma conta. Depois criei um novo mapa com o singelo nome de "Livros 2023".

Depois, para distinguir que lugar pertence a cada leitura, criei várias camadas, e a cada uma delas dei o nome do livro que li.

Por último adicionei os lugares. No caso do "O Vento Assobiando nas Gruas" da Lídia Jorge, o lugar de Valmares é fictício mas dá para perceber que é no Algarve e por isso marquei um lugar perto da ria, tal como é descrito no livro.

Quando chegar ao final do ano irei ter um histórico visual de todos os lugares por onde andei. Excepto aqueles mesmo impossíveis de apontar num mapa. Quanto a esses vou precisar de uma alternativa.

Para quem quiser ver o mapa mencionado, poderão espreitar aqui: Livros 2023

Nota a 06.08.2023

Descobri agora, ao colocar o meu 11º livro do ano (12º na verdade mas ainda não descobri como vou acrescentar os livros de fantasia neste projeto) que o Google Maps permite apenas 10 camadas por mapa. Assim, aqui fica o link para o Livros 2023 - Parte II

Enjoy this post?

Buy Telma Txr a book

More from Telma Txr